mundo continus

Bem vindos ao Fórum Mundo Continus! O Lar dos Trolls.
Finalmente reativamos o fórum, e como podem ver ainda temos muito trabalho para fazer, antes dele voltar a ser o que era, portanto pedimos cooperação e muita diversão para todos!

Mundo Continus o lar dos Trolls!

Literatura Medieval

Compartilhe
    Le Poet
    Novato
    Novato

Experiencia : 6

Literatura Medieval

Mensagem por Le Poet em Qui 20 Maio 2010, 14:01

Hoje tem crescido bastante na rede número de procuras em torno de literatura medieval ou contos medievais, principalmente do público jovem, os fanáticos por RPG, rock e até música medieval e celta têm imposto teu novo gosto e sugerido até algo não tão novo, mas interessante. Discutir leitura é complicado, cada um lê o que bem entendi ou lhe dá prazer, não basta só adquirir conhecimento mas ter gosto sobre o que se lê assim a se adquirir informação seja sobre o que for. No caso de literatura medieval essa é a mesma mal trabalhada nas escolas ou da escola literária do Trovadorismo, lembra-se das cantigas? Alguns colocariam a língua p'ra fora a citar isso, pois muitos têm horror às cantigas do português arcaico e a maneira como esse tipo de literatura secamente era passada, mas existem pontos interessantes que infelizmente não são explorados e estão no caráter geral da temática medieval que é trabalhada nos contos.

Se existe muito de história e personagens, e histórias interessantes que não nos foram passadas, e por ironia do destino alguns jovens malucos têm procurado e até sem perceber estarem desvendando sobre elas, contos como os mouromedievais portugueses (quem diria?) estão tendo grande procura por leitores, e o retorno às histórias ou novelas de cavalaria do rei Arthur, Sir Lancelot, Avalon, e todo círculo da cultura bretã sem falar nos nórdicos com as histórias envolvendo deuses folclóricos e pagãos como Odim, Thor, entre outros.

Bem ou mal podemos dizer e até agradecer pela procura desses jovens aos jogos de RPG que sempre exploraram com fascínio a temática medieval em todos os sentidos, e as produções recentes mas epicamente inspiradas na literatura medieva e folclórica dos nossos também antepassados europeus, os clássicos "O Senhor dos Anéis" de J. R. R. Tolkien e o próprio menino dos olhos de óculos "Harry Potter" de J. K. Rowling que viraram sensação para leitores do novo século.

Agora me digam independente de leitura medieval, foclórico ou fantasiosa, o que gostam de ler e o que pensam sobre os escritores de sensação do momento como Paulo Coelho e companhia, não tenho nada contra a literatura dele já até gostei de alguns livros, mas não é meu preferido.

Direto ao assunto depois de todo falatório deixo a pergunta, o que gostam de ler e é agradável a vocês?
    mike
    Amador
    Amador

Experiencia : 1

Re: Literatura Medieval

Mensagem por mike em Qui 20 Maio 2010, 14:10

Nossa primeiramente parabéns Le Poet , gostei muito do seu entusiasmo por leitura e ainda mais expor um pouco de seu tempo para nos postar algo do tipo.
    Atualmente ando lendo muitos livros de Graciliano Ramos , sou apaixonado por angustia. A um tempo atrás só lia coisas de neurolinguistica , mas o que realmente mais me apetece mesmo é o modernismo , mas voltado para o simbolismo ou algo mais rebuscado como um parnasianismo.
    Essa sua ligação dos RPGs atualmente , achei fantástica , nunca havia ligado esta literatura com os jogos.Já lí livros como do Tolkien , e sempre me fascino com esses livros , acho a maneira mais pura e criativa de literatura é essa.
    gambit
    Admin
    Admin

Mensagem por gambit em Qui 20 Maio 2010, 14:22

Este e o Death note foram os melhores tópicos já postados aqui.
    Começando pela literatura medieval , acho muito importante literatura , ou até historias do tipo pois desenvolvem o raciocinio da pessoa. Todas crianças sonham muito , criam histórias , mentiras e outras coisas. Então literaturas do tipo só nos tem a acrescentar , hoje em dia continuo lendo coisas do tipo , e não vejo que é vergonha gostar de algo do genero como uma vergonha , pois todos lemos livros , alguns com histórias de pessoas que poderiam ter ocorrido e outras não.
    Vejo tambem como uma fuga do real isso , uma especie de escapismo sendo algo para livras os pensamentos cotidianos qe possuimos , e uma forma muito rica de desenvolvimento de oratória , linguagem e até para conhecimento para as pessoas.

Agora atualmente ando lendo muito algo mais psicológico , mas sem ser na área da PNL , ando lendo algo como Machado de Assis , voltei a ler a ilustres e bizarras histórias de Edgar Alan Poe , e pensadores como Shopenhauer e nietzshe.

]

Novo Formspring: http://www.formspring.me/gambitr
    Le Poet
    Novato
    Novato

Mensagem por Le Poet em Qui 20 Maio 2010, 17:11

Mike, bom saber que gostas de literatura, muito boas tuas leituras, Graciliano Ramos é um dos clássicos de nossa literatura sertanista e regionalista, citou também sobre Simbolismo, parece-me ler a respeito, sou poeta e posto alguns poemas simbolistas, te convido a ir a meu blog e fazer uma visita quando puder, teu colega Gambit também esteve por lá e desde então tenho conversado com ele sobre literatura simbolista e geral, será muito bom também trocar informações contigo.
    Le Poet
    Novato
    Novato

Mensagem por Le Poet em Qui 20 Maio 2010, 19:51

Gambit, está tendo outra discussão sobre Machado numa outra comunidade no orkut, a "2 Centavos", quando puder dá uma passada lá, o contestador Zé Roberto não faz parte dela rs. Em relação às outras obras que está lendo são muito boas também, Edgar Allan Poe muito influênciou os malditos do nosso neorromantismo como Álvares de Azevedo, e os próprios simbolistas franceses Arthur Rimbaud e Charles Baudelaire, entre outros, muito da literatura e expressão de Poe influênciou o movimento gótico que se extende até hoje, vê se até letras de músicas de bandas de rock com vestígios de pessimismo e subjetivismo que carregam gotas do sangue do poeta sombrio.
    gambit
    Admin
    Admin

Mensagem por gambit em Sex 21 Maio 2010, 14:22

Creio que Edgar Alan Poe é um dos escritores que mais me identifico , não na maneira de escrever , contos ou poemas , mas acho que na maneira de viver , o raciocinio , a inteligencia e a visão que os outros possuiam dele.
    Seus contos são muito parecidos com os da segunda faze do romantismo , bem escuras , com mortes , e coisas bizarras do tipo.

]

Novo Formspring: http://www.formspring.me/gambitr
    magno
    Admin
    Admin

Mensagem por magno em Sex 21 Maio 2010, 14:27

Poxa, mais um leitor pro forum, raro encontrar pessoas do tipo.
    Eu atualmente leio mais coisas atuais como Luiz Fernando Verissimo, e sua obra as mentiras que os homens contam.Mas Quando pego para ler algo está mais voltado para algo mais parecido com Clarice Lispector, seus livros são bons, mas seus contos tambem são perfeitos como seu conto Laçõs de familia.
    Algo mais ilúcido como essa literatura tão criativa não gosto muito, prefiro algo mais do cotidiano, ou até algo mais diferenciado como Ulísses de James Joice.
    gersoncoppes
    Novato
    Novato

Experiencia : 0

Mensagem por gersoncoppes em Ter 25 Maio 2010, 09:49

Eu vou trabalhar com medieval mas vai ser história medieval e feudalismo, bem, acho quen nesse quesito de leitura minha sala nõa tem problema álias temos de ler incesantemente porem preconceito contra coisas medievais sempre havera por haver uma ideia pre-instalada de vinculação de atraso intelectual com idade média, mas uma analise mais profunda, seja historica ou ate mesmo literaria como foi proposto nos revela o quanto o mundo moderno tem suas raízes na época medieval e alias vocês acham que o mito de arthur, a canção de rolando foi escrito quando?
    davil
    Amador
    Amador

Mensagem por davil em Qui 27 Maio 2010, 15:20

gersoncoppes escreveu:Eu vou trabalhar com medieval mas vai ser história medieval e feudalismo, bem, acho quen nesse quesito de leitura minha sala nõa tem problema álias temos de ler incesantemente porem preconceito contra coisas medievais sempre havera por haver uma ideia pre-instalada de vinculação de atraso intelectual com idade média, mas uma analise mais profunda, seja historica ou ate mesmo literaria como foi proposto nos revela o quanto o mundo moderno tem suas raízes na época medieval e alias vocês acham que o mito de arthur, a canção de rolando foi escrito quando?
    Atraso existente sim, todo conhecimento estava preso na mão da igreja, os que não seguissem as regras eram considerados hereges. Sendo assim, o que não era interesse da igreja não evoluia.
    Assim como diz no filme/livro o nome da rosa, aonde em um mosteiro estavam guardados muitos livros proibidos entre eles de platão e aristoteles.
    Até entendo que avanços ocorreram, mas nada de muito grandioso. Podemos fazer simples ligaçoes como o padre Berzelius , que foi um dos p´rimeiros a estudar quimica organica.Sendo assim ainda continuo com minha vizão de que a idade média é a idade das trevas.
    brgirl
    Senior
    Senior

Mensagem por brgirl em Qui 27 Maio 2010, 20:32

tenho prova de artes amanha, estou com dor de cabeça e vcs escreveram mta coisa
    quando eu estiver com paciencia eu leio

ps: harry potter *-* = vicio
    renatinho10
    Novato
    Novato

Mensagem por renatinho10 em Sex 11 Jun 2010, 21:09

seis perde eh o tempo da vida mesmo vendo essas coisa
    brgirl
    Senior
    Senior

Mensagem por brgirl em Sab 12 Jun 2010, 12:29

ushauhaushaushas
    cada um pensa oq quer né Wink
    victorximenes
    Semi-pro
    Semi-pro

Experiencia : 9

Mensagem por victorximenes em Qui 17 Jun 2010, 19:45

renatinho10 escreveu:seis perde eh o tempo da vida mesmo vendo essas coisa

quero ver se voce chega aos pés de um bom leitor (:

enfim, também acho que a leitura é muito importante, independente de qual etapa da vida a pessoa esteja. a leitura incentiva muuito a criatividade e faz muitas vezes voce refletir sobre muitos assuntos e até mesmo sobre sua vida. Puts cara, axo que eu nao seria um terço doque hoje eu sou se nao tivesse o interesse por livros , revistas, jornais e leitura. hoje em dia eh muito mais valorizado, até mesmo ``a um cargo em uma emmpresa(principalmente de jornalismo) aquele que adquire sempre as informaçoes da atualidade do momento. porisso penso que nao é atoa que o sistema COC de ourinhos coloca em cada prova uma questao sobre atualidade, talvez para dispertar esse interesse e acabar de vez com a preguiça de ler. agora direcionando sobre o assunto de historias medievais, sou muito fã da série Harry Potter e nao me canso de assistir novamente todos os filmes, eh uma historia muito envolvente.quando eu estiver um tempo livre eu pretendo comprar os livros da serie e ler, deve ser muito mais envolvente... aguardo tambem anciosamente pro lançamento do proximo filme, hehehe...

acabei me empolgando e escrevendo demais, AHUAHAUHAU...
    Mário Cury
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem por Mário Cury em Sex 18 Jun 2010, 14:02

Me desculpe Ximenes mas você não é um leitor ativo(é verdade o que digo caso duvide pergunte a brgirl, L lawliet, e até seu primo morilha) no maximo os livros da escola e olhe lá, hein as vezes le os resumos(maioria das vezes) saushaushausashausha, quer saber você nem leu o que foi postado sobre literatura medieval pelo Le poet hsuahsuhasuhaushuashuahsu!!!
    morilha
    Novato
    Novato

Mensagem por morilha em Sex 18 Jun 2010, 22:25

Vou confessar que ainda não tinha me informado sobre o fato da leitura medieval ter crescido por causa dos jogos.
    E não gosto mesmo de Paulo Coelho,nada contra quem goste. Mas como você mesmo disse Le Poet, gosto pra leitura é muito individual.
    Eu não sou um leitor muito ativo, mas as poucas vezes que tive a oportunidade de ler um livro extra curricular eu li livros sobre histórias de vida de certas pessoas , e contadas por outras. Uma série de livros que gostaria de ler é Harry Potter, mas eu tenho MUITA preguiça, rsrsrsrs!

Mário Cury escreveu:Me desculpe Ximenes mas você não é um leitor ativo(é verdade o que digo caso duvide pergunte a brgirl, L lawliet, e até seu primo morilha) no maximo os livros da escola e olhe lá, hein as vezes le os resumos(maioria das vezes) saushaushausashausha, quer saber você nem leu o que foi postado sobre literatura medieval pelo Le poet hsuahsuhasuhaushuashuahsu!!!

hsuahsuhaushuahs!Este fórum vai me matar de rir um dia!
    victorximenes
    Semi-pro
    Semi-pro

Mensagem por victorximenes em Sex 18 Jun 2010, 23:57

Mário Cury escreveu:Me desculpe Ximenes mas você não é um leitor ativo(é verdade o que digo caso duvide pergunte a brgirl, L lawliet, e até seu primo morilha) no maximo os livros da escola e olhe lá, hein as vezes le os resumos(maioria das vezes) saushaushausashausha, quer saber você nem leu o que foi postado sobre literatura medieval pelo Le poet hsuahsuhasuhaushuashuahsu!!!

desculpa neh mario, eskeci que quem vive a minha vida eh voce agora né seu merda ;D

Siga-me no twitter! www.twitter.com/victorx_ (@victorx_)
    Ask me... www.formspring.me/victorx

msn: victorxis@live.com
    Serial D. Murder
    Semi-pro
    Semi-pro

Mensagem por Serial D. Murder em Sab 19 Jun 2010, 00:05

victorximenes escreveu:

desculpa neh mario, eskeci que quem vive a minha vida eh voce agora né seu merda ;D

Ximenes, mals ae cara, mais sem brincadeira, ninguém daqui(ourinhos), exceto, gambit, é um bom leitor. Nem eu, nem você, Mário talvez, brgirl não, e o morilha não também.

Agora você vem dizer que você não seria 1/3 do que você é hoje, sem a leitura?
    Sem ofenças, mas o que você é hoje?

Nova sign na parada!

Contato?
    Windows Live Messenger
    : kaka_gobbo@hotmail.com
    Facebook : Kaka Gobbo
    Mário Cury
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem por Mário Cury em Sab 19 Jun 2010, 00:28

Não te onfendi, apenas falei a verdade, então não venhame xingar!
    Mas até que é engraçado, você me xingou por que sabe que o que eu disse é verdade!
    victorximenes
    Semi-pro
    Semi-pro

Mensagem por victorximenes em Sab 19 Jun 2010, 10:07

carlos , oque eu sou hoje como pessoa, nao to falando que eu sou akilo tudo e o fode, mas to falndo da minha personalidade e do meu modo de pensar. eu disse que acho importante a leitura, e ja li bastantes livros sim. nao sou de ler diariamente , mas quando eu pego pra ler algum livro, que nao seja aquelas merdas passadas na escola, eu me empolgo e acabo lendo mais um ou dois depois. tem uma biblioteca na minha casaa de aprox. uns 200 livros, e entao eh esses que eu vou lendo, e um dia pretendo ter lido todos, agora o mario acha que o que ele ve eufazendo eh oq eu realmente faço? vá a merda , haha.
    e mario, eu te chinguei porque vc simplismente acha que conhece tudo da vida das pessoas, o que é mentira, e acaba falando merdas e ate mesmo tentando cuidar e vigiar a vida delas .

EDIT: e outra, em momento algum disse que sou um leitor ativo , apenas disse que gosto de ler quando tenho tempo. entao aprende a interpretar melhor os textos, ja que quer bancar o tal ativo na leitura e se achar o superior ¬

@interview
    Novato
    Novato

Mensagem por @interview em Sab 19 Jun 2010, 14:32

Olá, estava aqui na casa do mario, e começei a ler os post's do ximenes, FlooOoOOod consertesa, so esta querendo almentar post Sad .Desculpa ae Ximenes, mais para de flodar como loco so pra almenta os seu post... Que merda mal chega e ja ta com 54 Mensagens. Moderadores, eu era moderador de um server de rag e acredito que isso seja caso de excluir alguns post's. Desculpa ae ximenes...

Obs: Nao é conta dupla eu estou na casa do Mario Cury :S
    victorximenes
    Semi-pro
    Semi-pro

Mensagem por victorximenes em Sab 19 Jun 2010, 14:36

HAUIHAUIAHIUAUIAHAUI, prova que post's sao floods gustavo, vamo ve se vc consegue kkkkkk...

fazer oq se vc nao eh um membro ativo (:
    pelo que eu saiba participar do forum nao eh flood.

@interview
    Novato
    Novato

Mensagem por @interview em Sab 19 Jun 2010, 14:39

victorximenes escreveu:HAUIHAUIAHIUAUIAHAUI, prova que post's sao floods gustavo, vamo ve se vc consegue kkkkkk...

fazer oq se vc nao eh um membro ativo (:
    pelo que eu saiba participar do forum nao eh flood.

Desculpa amor, mais para min posta como loco nao é ser menbro ativo é flodar Sad (Nao estou falando de post no dn).
    victorximenes
    Semi-pro
    Semi-pro

Mensagem por victorximenes em Sab 19 Jun 2010, 14:42

amor ? agora vc eh gaysin gustavo? hahaha.

eu postei mais de uma vez seguida em alguem topico? nao. entao xiu ae fi, eu fui lendo os topicos e postei pq EU QUIS, oqe nao se pode fazer eh post duplo, entao fica na sua e para de querer arranjar merda naonde nao tem Wink

@interview
    Novato
    Novato

Mensagem por @interview em Sab 19 Jun 2010, 14:45

Ta se acha que nao ta flodando. Pergunta pra qualquer 1, ele ai responde o mesmo e acho que é hora de dar @Closed aki para o ximenes nao floda mais. :S .E nao so gay ximenes, ate agora nao mexi com você e com ninguem do forum. E acho melhor VOCÊ nao começa me ofende.
    victorximenes
    Semi-pro
    Semi-pro

Mensagem por victorximenes em Sab 19 Jun 2010, 14:48

e acho melhor nao me chamar de meu amor Smile , relaxa, daki a poco gambit vem em casa e ele decide oq vai fazer (:

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 21 Out 2017, 00:02